_Branding

O que você precisa saber ao planejar uma campanha de native ads

Imagem: Shutterstock

A ideia de oferecer um conteúdo relevante que carrega uma mensagem de marca não é nova. Mas as mídias digitais ampliaram as possibilidades para o content marketing. Um dos formatos que têm se destacado pela performance e eficiência é o native advertising. Nele, o conteúdo aparece integrado ao layout da página, com as mesmas características gráficas do site original, indicando que é patrocinado. E, por entregar informações que interessam ao público, o native ad cria oportunidades para as marcas serem vistas e também para estabelecerem conexões com seus targets no momento certo, sem serem intrusivas.

Exibido em contextos premium, o formato publicitário leva a audiência a conteúdos produzidos em forma de blogs, infográficos, vídeos, entre outros. Por isso, pode trazer resultados de intenção de compra, lembrança de marca e identificação mais elevados em comparação com formatos tradicionais. As possibilidades de engajamento também são maiores, já que, quando há maior identificação, há também mais compartilhamento, assinatura de newsletters, entre outras ações. Como não se classifica como publicidade tradicional, o native ad tem potencial para atrair novos consumidores e é indicado para estratégias que visam alcançar desde o topo até a base do funil de vendas.

Para uma campanha de sucesso, no entanto, é necessário produção de conteúdo de qualidade, um plano de mídia bem-estruturado e atenção aos detalhes e oportunidades de otimização, principalmente na landing page e nos criativos de native.

Chegar à página de destino é o ponto principal do native adversting e, por isso, é preciso que ela entregue um conteúdo interessante e de qualidade para não frustrar o público. Se não encontrar o que busca, ele pode deixar a página com a mesma facilidade que entrou. Alguns tipos de conteúdo têm maior aderência e são melhores para reter a atenção da audiência: textos em forma de listas, tutoriais em vídeo com passo a passo e dicas são alguns exemplos. Busque apresentar o conteúdo de forma envolvente. Os conteúdos com componentes informativos, de entretenimento ou que acompanham a linguagem da internet têm melhores resultados. A marca pode produzir o próprio conteúdo, mas uma forma de garantir a qualidade é aproveitar a expertise dos publishers onde a campanha está veiculando. O UOL CONTENT_LAB, braço do UOL AD_LAB, conta com uma equipe mista formada por jornalistas, publicitários, designers e BI que produzem conteúdo publicitário com a qualidade UOL.

Explorar o contexto em que esse conteúdo aparece é mais uma estratégia para ganhar a atenção do público sem ser intrusivo. Como o native ad aparece num layout integrado à página, como parte nativa do site, apropriar-se do contexto em que a chamada para esse conteúdo irá aparecer desperta maior interesse do público, pois ele já está mergulhado no assunto. Mostrar um conteúdo do anunciante sobre como o que preparar para receber amigos em casa em um contexto de receitas é muito mais relevante do que mostrá-lo perto de assuntos sobre carros, por exemplo. E, em geral, os resultados da campanha são melhores tanto em CTR como em vendas. Usar segmentação por perfil de audiência é uma oportunidade para resultados eficientes.

Já para a produção dos criativos, o UOL AD_LAB preparou um guia completo, com 7 boas práticas para campanhas de native ads. É só clicar aqui para baixar.


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo