Game_Lab

XLG é oportunidade para marcas dialogarem com público gamer

Time da Pain Gaming em campeonato de Rainbow Six Siege realizado no estúdio da XLG, liga independente de e-Sports do UOL

Os jogos são disputados no ambiente digital, mas a arena é real. A XLG UOL (Xtreme League), liga independente de esportes eletrônicos (e-Sports), inaugurou este ano um estúdio oficial onde são realizados seus campeonatos de games. É lá que os jogadores profissionais se enfrentam em diversos torneios. Tudo é filmado, e as partidas são transmitidas ao vivo por YouTube, Facebook, Twitch ou até mesmo por canais de TV. Na plataforma da XLG, os fãs podem acompanhar os calendários das partidas, o desempenho das equipes, entre outros conteúdos sobre os campeonatos.

O cenário do estúdio é ideal para ações de marcas com geração de conteúdo no digital. Uma das principais frentes da iniciativa é ajudar empresas de games a abrir espaço no esporte eletrônico do Brasil. Desde julho, o estúdio é a arena do campeonato brasileiro de Rainbow Six, da Ubisoft. A final será no dia 3 de setembro. É um campeonato customizado para a marca, no qual a XLG oferece a infraestrutura do estúdio, a organização do campeonato e a geração do conteúdo que vai para o site da Ubisoft.

O estúdio da XLG também cria oportunidades para empresas que não são do universo gamer, mas conversam com esse público — que é exigente e cativo. Os fãs de games fazem parte do macrocontexto “Geek” do conteúdo UOL, que alcança 9 milhões de usuários únicos por mês (o UOL dividiu sua audiência em 14 macrocontextos). Considerados os consumidores do futuro, são um target estratégico.

Imagem: DivulgaçãoProduct placement da TNT e merchandising da Vivo durante transmissão
Product placement da TNT e merchandising da Vivo durante transmissão

Para alcançar esse público dentro do universo XLG, é possível inserir produtos e serviços no cenário, enquanto o conteúdo é gerado. Embora não seja aberto ao público, o estúdio de 220 m², com 12 computadores (seis por equipe), tem espaço para diversos tipos de ativação com os jogadores, no wallpaper ou até mesmo no mobiliário. Cada player é acompanhado por uma câmera fixa que grava todas as suas jogadas, além disso, câmeras móveis circulam pelo estúdio e também fazerem takes gerais das equipes.

Sistema de pagamento dá suporte às marcas

Outra vantagem para marcas parceiras da XLG é o uso do sistema de pagamentos Boa Compra (Go4Gold), usado nos campeonatos. O sistema é usado tanto na compra de licença de jogos, como nas microtransações para compra de atributos para os personagens. Com isso, marcas parceiras podem realizar promoções com o uso desses créditos.

Batalha da Precisão foi campeonato exclusivo foi criado para a Gillette
“Batalha da Precisão” foi campeonato exclusivo criado, organizado e gravado pela XLG para a Gillette


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo