_Networking

‘Influenciadores geram diferenciação com consumidor’, diz Rodrigo Bochicchio, da Visa

A associação de marcas a influenciadores e personalidades nas estratégias de marketing digital ajudam a dialogar com públicos, aprofundar afinidades e gerar diferenciação com consumidores, segundo o diretor de marketing da Visa, Rodrigo Bochicchio. Recentemente, a Visa conseguiu ótimos resultados com o finalista da 2ª temporada do programa de TV Masterchef, da Band, Raul Lemos, numa ação de branded content no digital, e também com Ana Maria Braga e Supla, na TV. “A Visa usa esse recurso em situações específicas e em oportunidades que identifica”, afirma.

Na divulgação do meio de pagamento in-app, do projeto Restorando (rede parceira de descontos para clientes Visa em restaurantes), o masterchef Raul Lemos foi a estrela de uma ação de branded content realizada pelo UOL. Em vídeo, ele contava sobre sua trajetória no mundo da gastronomia, enquanto degustava um prato em um dos restaurantes da rede e mostrava as facilidades do uso do aplicativo no pagamento.

“No caso da parceria com o Raul Lemos, a gente tinha um grande objetivo: gerar diferenciação com os consumidores e mostrar um pouco do que a gente tem feito em inovação com o aplicativo in-app”, afirma Bochicchio. A Visa havia acabado de lançar o in-app e queria comunicar suas funcionalidades. “A gente fez uma campanha forte no digital. Explorou influenciadores para que pudessem contar sobre essa inovação e assim atingir o público geral. E eles acabam cumprindo um papel importante, porque atingem uma audiência relevante.”

Para Bochicchio, agregar à campanha pessoas notáveis em um segmento contribui muito para a transmissão da mensagem. “O Raul Lemos é alguém que tem propriedade, ficou conhecido num reality show e está num momento crescente de carreira. Isso contribui espontaneamente”, afirma. Em comparação com outros meios, a ação do UOL superou expectativas. “Foi muito positivo, não só pelo alcance que a gente teve e pela eficiência da mensagem. E versus outros meios, foi melhor do que a média, principalmente pela divulgação do aplicativo. A gente viu uma crescente no uso e aumento das transações feitas. E era esse o objetivo. Criar uma cultura que entenda e faça o uso do aplicativo.”

Outra ação da Visa que gerou buzz nas redes sociais foi a participação do Supla no programa da Ana Maria Braga. Criada pela AlmapBBDO, a campanha também gerou um vídeo em que os dois compravam produtos para cabelos loiros. “Foi muito comentada nas redes. São meios de a gente atingir nossos consumidores de forma diferenciada.”

‘Não há mais divisão entre online e offline’

A Visa também investe pesado no marketing offline. Como patrocinadora de grandes eventos esportivos no Brasil, como Copa das Confederações, Copa do Mundo e Olimpíada, trabalhou forte na ativação da marca junto a empresas parceiras. Mas, segundo Bochicchio, tudo que se faz no offline tem eco no online. “Pela perspectiva do consumidor não há apenas uma única plataforma. Na perspectiva do consumidor, as coisas se misturam. E tudo o que a gente tem desenvolvido nos últimos anos busca criar sinergia entre os meios de forma que não exista essa divisão.”
As campanhas, segundo ele, são pensadas de forma a conectar todas as frentes, cada uma respeitando a linguagem própria de cada meio. “A gente vem explorado de forma inteligente no digital e no online a mesma mensagem.”

Rodrigo Bochicchio, diretor de marketing da Visa
Minibio

Rodrigo Bochicchio é diretor de marketing da Visa, onde trabalha há 5 anos e é responsável pela área de client marketing, focado nas ativações com os comércios. Ligado a esportes, chegou ao grupo no momento dos grandes eventos do Brasil — Copa das Confederações, Copa do Mundo e Jogos Olimpicos — e foi um dos responsáveis pela coordenação no mercado local para a recepção desses eventos. Atuou por 12 anos em algumas das principais agências de comunicação do país (Publicis, Lew,Lara/TBWA, Almap/BBDO), onde participou ativamente no planejamento de campanhas de grandes empresas como General Motors, Carrefour, Pernambucanas, Ambev e Visa. Nascido em São Paulo, é formado em comunicação social — publicidade e propaganda — pela Universidade Paulista (UNIP).


Quem faz os conteúdos UOL para Marcas:

Apuração e redação: Renata Gama / Edição e redes sociais: Raphaella Francisco / Arte: Pedro Crastechini
Gerente responsável: Marina Assis / Gerente Geral: Karen Cunsolo