Denis Onishi: uma carreira dirigida pela paixão por carros

Divulgação Denis Onishi: uma carreira dirigida pela paixão por carros

O publicitário Denis Onishi, gerente de mídia sênior da FCA (Fiat Chrysler Automobiles), chegou há pouco mais de um ano ao grupo, num contexto de grandes mudanças: a fusão das marcas Fiat e Chrysler. “Minha missão foi a de tornar o departamento mais relevante para as estratégias da empresa, entendendo melhor esse novo processo que estava se desenhando. E assim ter uma visão do negócio mais completa”, afirma. Onishi cuida de mídia online e offline, sendo responsável por todas as marcas para o Brasil e América Latina.

Ele foi uma das principais mentes responsáveis pela estratégia de mídia do lançamento do Argo, novo modelo da Fiat. “Estamos fazendo um trabalho muito consistente agora. Chegamos a um nível de awareness digital que superou as nossas expectativas pela aceitação do público.” E antecipa, sem abrir o jogo, que ainda vem novidade por aí. “A melhor parte da campanha ainda está por vir.”

Antes, Onishi foi co-responsável pela estratégia de lançamento do Jeep Compass. “Foi uma experiência nova dentro da FCA totalmente integrada entre as áreas onde a mídia teve um papel fundamental. A escolha dos meios e da estratégia digital foi muito importante para o sucesso da campanha e da pré-venda”, afirma. “Ao mesmo tempo, tivemos a nosso favor um carro muito bom, uma marca que é adorada e um preço competitivo. O carro não tinha como não ser o sucesso que é hoje.”

Para rodar bem as estratégias, parceiros certos e alinhados com o objetivo da campanha e com os valores da marca são fundamentais, segundo Onishi. “Escolhemos o UOL este ano para ser um parceiro digital pela qualidade da entrega e a enorme preocupação com o brand safety. E isso vai ao encontro dos princípios da estratégia digital da FCA.”

Além dos lançamentos, ao longo deste primeiro ano de casa, o gerente ainda atuou na reestruturação do departamento de mídia e na implantação de melhorias nos processos de compra. “A empresa estava buscando um modelo de compra de mídia mais eficiente. Foquei em um formato de compra de mídia online centralizada em um único lugar para, assim, evitar desperdício e sobreposição.”

Paixão pelo automobilismo

Apaixonado por carros desde a infância, Onishi construiu sua trajetória dentro do mercado publicitário sempre ligado às quatro rodas. “Minha história com o automobilismo começou quando eu tinha 8 anos. Meu pai tinha uma loja de acessórios para carros, na avenida Duque de Caxias, em São Paulo. Naquela época a maioria dos carros não vinha com alarme e som, e era muito comum as pessoas equiparem. Foi onde tudo começou, meu pai é o grande responsável.”

Logo que saiu da faculdade, o gosto pelo automobilismo passou a direcionar sua carreira já dentro das agências, onde atendeu grandes montadoras. Mudou para o outro lado do balcão passando primeiro pela gerência de marketing da BMW para cuidar de digital, propaganda e eventos, para então entrar na FCA, no início de 2016. “Ter me envolvido nas áreas de planejamento e estratégia no lançamento de marcas e produtos me fez saber exatamente como funciona a operação das agências. Hoje, na FCA, consigo ver a relação entre estratégia de canais e posicionar os nossos produtos no lugar e no contexto certo e de acordo com o objetivo de cada marca.”

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Graduado em publicidade e propaganda pela universidade Mackenzie de São Paulo, Denis Onishi tem mais de 20 anos de experiência no mercado. Começou sua carreira em agências de publicidade passando por JWT, Havas, Dentsu e Cheil. Trabalhou com marcas como Ford, Citroën, Toyota e Samsung. Como gestor de marcas foi um dos responsáveis pelo lançamento do BMW i3 e do BMW i8 (carro elétrico e híbrido) no Brasil, entre outros modelos. Na FCA Latam desde 2016, foi um dos responsáveis por importantes mudanças no departamento de mídia, atuando também em estratégia de lançamento de produto.

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